Antes de definir o que é inteligência baseado em alguns autores que encontrei numa das minhas pesquisas, queria deixar aqui a minha opinião sem qualquer tipo de influência.
Eu revejo a minha inteligência num músculo.
Um musculo que de tantas vezes ser exercitado pelas experiências da vida, pelo contexto em que estamos rodeados, pelas nossas aprendizagens, vai cada vez ficando mais forte, mais rápido, mais exacto.
Daí muitas vezes responder-mos a determinado acto quase por instinto. Devido ao facto do músculo estar tão exercitado na realização de certa tarefa por vezes nem precisamos de raciocinar na resposta a esse mesmo acto.
Para mim a inteligência é fruto do trabalho.
Segundo outros autores, a inteligência pode ser definida como a capacidade mental de raciocinar, planear, resolver problemas, abstrair ideias, compreender ideias e linguagens, aprender.
Existem dois "consensos" de definição de inteligência.
O primeiro, de "Intelligence: Knowns and Unknowns", um relatório de uma força-tarefa:
"Os indivíduos diferem-se na habilidade de entender ideias complexas, de se adaptar com eficácia ao ambiente, de aprender com a experiência, de se engajar nas várias formas de raciocínio, de superar obstáculos mediante pensamento. Embora tais diferenças individuais possam ser substanciais, nunca são completamente consistentes: o desempenho intelectual de uma dada pessoa vai variar em ocasiões distintas, em domínios distintos, a se julgar por critérios distintos. Os conceitos de inteligências são tentativas de aclarar e organizar este conjunto complexo de fenómenos."
Uma segunda definição de inteligência vem de "Mainstream Science on Intelligence":
"Uma capacidade mental bastante geral que, entre outras coisas, envolve a habilidade de raciocinar, planejar, resolver problemas, pensar de forma abstracta, compreender ideias complexas, aprender rápido e aprender com a experiência. Não é uma mera aprendizagem literária, uma habilidade estritamente académica ou um talento para sair-se bem em provas. Ao contrário disso, o conceito refere-se a uma capacidade mais ampla e mais profunda de compreensão do mundo à sua volta - o sentido das coisas ou perceber"
No entanto existem autores que defendem outras definições de inteligência tais como:
- Herrnstein and Murray: "...habilidade cognitiva."
- Sternberg and Salter: "...comportamento adaptativo orientado a metas."
- Saulo Vallory: "...habilidade de intencionalmente reorganizar informações para inferir novos conhecimentos."
Na minha opinião existem vários indicadores de inteligência relevantes na definição de um perfil. Alguns deles são descritos a baixo:
1- Inteligência Psicométrica
Psicometria (do grego psyké, alma e metron, medida, medição) é uma área da Psicologia que faz a ponte entre as ciências exatas, principalmente a matemática aplicada – a Estatística e a Psicologia. A sua definição consiste no conjunto de técnicas utilizadas para mensurar, de forma adequada e comprovada experimentalmente, um conjunto ou uma gama de comportamentos que se deseja conhecer melhor.
Inteligência, QI e g
Inteligência, QI e g são conceitos distintos. A inteligência é o termo usado no discurso comum para se referir à habilidade cognitiva. Porém, é uma definição geralmente vista como muito imprecisa para ser útil em um tratamento científico do assunto.
2- Quociente de Inteligência / g
O quociente de inteligência QI é um índice calculado a partir da pontuação obtida em testes nos quais especialistas incluem as habilidades que julgam compreender as habilidades conhecidas pelo termo inteligência.
É uma quantidade multidimensional – uma amálgama de diferentes tipos de habilidades, sendo que a proporção de cada uma delas muda de acordo com o teste aplicado. A dimensionalidade dos escores de QI pode ser estudada pela análise factorial, que revela um factor dominante único no qual se baseia os escores em todos os possíveis testes de QI. Este factor, que é uma construção hipotética, é chamado g ou, algumas vezes, chamado de habilidade cognitiva geral ou inteligência geral.
Eg: Qual das imagens inferiores completa melhor a sequência superior?