Tomada de decisão é o processo pelo qual são escolhidas algumas ou apenas uma entre muitas alternativas para as acções a serem realizadas.
As decisões são escolhas tomadas com base em propósitos, são acções orientadas para determinado objectivo e o alcance deste objectivo determina a eficiência do processo de tomada de decisão.
A decisão pode ser tomada a partir de probabilidades, possibilidades e/ou alternativas. Para toda acção existe uma reacção e, portanto, são as reacções que são baseadas as decisões.
A decisão é mais do que a escolha entre alternativas, sendo necessário prever os efeitos futuros da escolha, considerando todos os reflexos que pode causar no momento presente e no futuro.
Modernamente entende-se que é impossível alcançar num processo de decisão a melhor alternativa o que faz com que sejam procuradas alternativas satisfatórias, ou seja, na prática o que se procura é a alternativa que, mesmo não sendo a melhor, leve a atingir o objectivo da decisão, em detrimento da melhor alternativa.
Segundo Herbert Simon a arte de decidir consiste em 3 princípios:
1. “finding occasions for making a decision” – Intelligence (“Borrowing the military meaning of intelligence”);
2. “finding possible courses of action” – Design
3. “choosing among courses of action” – Choise
Nenhum comentário:
Postar um comentário